quinta-feira, 31 de julho de 2025

PUDIM DE TAPIOCA

 

PUDIM DE TAPIOCA

Mais um prato à base de tapioca. Só que agora é um pudim. Se a vida é linda, porque não ser também um pouco doce?

Ingredientes:
1 xícara de chá de tapioca (você se lembra? É o amido de mandioca, o polvilho doce, umedecido e passado na peneira)
4 xícaras de chá de leite
casca de 1 limão
1 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) e manteiga
2 1/5 de açúcar para caramelizar
4 gemas
4 claras em neve.

Modo de fazer: Ferva o leite numa panela grande com a casca do limão, o açúcar e o sal. Retire do fogo e junte a tapioca e a manteiga, mexendo bem. Passe para uma forma refratária com tampa e leve ao forno fraco (100ºC) para cozinhar a tapioca até absorver todo o leite, sem grudar no fundo, por cerca de 25 minutos. Caramelize a forma de pudim com o restante do açúcar. Quando a tapioca estiver no ponto, retire a casca de limão, junte as gemas batidas e as claras em neve, misturando à massa com cuidado e sem bater. Coloque a massa na forma caramelizada e leve ao forno quente (190ºC), em banho maria, por cerca de 50 minutos, sem deixar a água ferver. Deixe o pudim amornar na forma e só retire dela no momento de servir. Sirva o pudim acompanhando com uma geleia ácida de jabuticaba ou uva, diluída em água e aquecida em banho maria no ponto de xarope.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

James Clerk Maxwell (1831-1879) – Escócia

 James Clerk Maxwell (1831-1879) – Escócia



Foi o cientista que unificou eletricidade, magnetismo e luz em uma única teoria matemática: o campo electromagnético. Suas famosas equações de Maxwell descrevem como os campos elétricos e magnéticos são gerados e espalhados pelo espaço, revelando que a luz é uma onda eletromagnética.


Esta descoberta é a base de todas as telecomunicações modernas: rádio, televisão, microondas, internet, satélites... Sem ele, não haveria mundo digital.


Maxwell também desenvolveu a primeira imagem a cores, pesquisou a teoria cinética dos gases e transformou a maneira como entendemos o calor, a entropia e a estatística.


O mais chocante: Einstein dizia que a teoria de Maxwell era “a mais profunda e frutífera que a física já produziu. ” E ele mesmo disse:

“Nunca me propus descobrir algo. Só queria entender o trabalho de Deus. ”


Maxwell era um homem piedoso, reservado e generoso. Seu génio era tão silencioso quanto preciso. Foi a ponte entre Newton e Einstein.


Fontes:


- Maxwell, James Clerk. Uma Treatise on Electricity and Magnetismo. 1873. (Obra principal onde formula suas equações).

– Harman, Peter M. A Filosofia Natural de James Clerk Maxwell. Cambridge University Press, 1998.

- Mahon, Basil. O Homem que Mudou Tudo: A Vida de James Clerk Maxwell. Wiley, 2003.

- Campbell, Lewis. A vida de James Clerk Maxwell. MacMillan, 1882. (Cronologia clássica escrita por um amigo e colega).

– Buchwald, Jed Z. De Maxwell à Microfísica: Aspectos da Teoria Eletromagnética no Último Quartel do Século XIX. Universidade de Chicago Press, 1985.

- Hunt, Bruce J. Os Maxwellians. Press University Cornell, 1991. (Explore o impacto de Maxwell na próxima geração de físicos).

- Einstein, Albert. (Citado em múltiplos textos) – “Uma vez que Maxwell completou suas equações, a física mudou para sempre. ”

Preconceito

 Preconceito


Todo preconceito são erros de visões distorcidas do mundo no qual vivemos


Ninguém é melhor do que ninguém, o mesmo sangue que correm nas veias dos brancos ,dos negros ,dos índios ,dos orientais e demais raças é vermelho.


Apenas somos diferentes das demais pessoas.


Essas diferenças vão se manifestando na cor da pele, no físico no credo religioso nas condições sociais ,na identidade e opção sexual .


Eis o x da questão embora vivemos numa sociedade desigual apesar de termos as mesmas semelhanças dos outros.


Essas diferenças não nos dá absolutamente o direito de julgá-las estigmatizá-las tratando-as como inimigas como intrusas, como lixo social.


Temos família, somos seres humanos combateremos todas as formas de preconceito afinal somos imagem e semelhança de Deus.


Somos convidados a participar da mesma festa ,que venha o negro o branco o  rico , o pobre o judeu o homossexual transexual ,tem lugar para todos e que ambos possam viver civilizadamente combatendo formas e ações preconceituosas.


Uma pessoa preconceituosa é burra no momento que passa a discriminar alguém mal sabe ela que começou adquirir complexo de inferioridade ,o preconceituoso passa a se sentir superior ,ao ponto de matar alguém ,temos exemplos disso Hitler quantos milhões de judeus esse “monstro” ceifou .Até hoje suas idéias satânicas são seguidas por grupos neonazistas e skinreads esses lixos sociais que não considero como seres humanos ,porque quem ama não mata.


Quem ama cuida respeita as diferenças ,as desigualdades sociais, ama o próximo.


As pessoas tem que ser elas mesmas ampliando o mundo com amor paz.


Afinal Deus criou o  mundo para todos e que ambos possa conviver com o estranho com esquisito ,com normal ,anormal,  esquizofrênico enfim todos e ninguém é melhor do ninguém.


Dane-se todas as pessoas preconceituosas pois são burras ,vazias e frustradas.


Francisco Araújo 

terça-feira, 29 de julho de 2025

ARROZ DE COCO

 

ARROZ DE COCO

(Eu não busco a felicidade nas boutiques ou joalherias. Eu busco a minha felicidade com os pés plantados no chão e a cabeça  planando no céu. Eu busco a felicidade na serenidade possível ao meu temperamento apaixonado. Nas maravilhas invisíveis,  nas belezas disponíveis, nas luzes e cheiros das manhãs, na magia irresistível da lua, nos cheiro do jardim em noites enluaradas, nos silêncios cheios de significados a dois. Em encontro a minha demonstrada felicidade em um inexplicável amor.) Você pode pular esta parte, ou rir comigo, ou rir de mim... Mas...não perca a próxima receita. Este arroz, mais um representante da culinária baiana e acompanha muito bem os  ensopados e as incríveis moquecas. Vamos comigo para a cozinha!

Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz branco
1 colher (sopa) de manteiga
1 dente de alho espremido
1 colher (sopa) de cebola picada
1 xícara (chá) de coco ralado
1 xícara (chá) de leite de coco
2 xícaras de água
1 colher (sopa) de cebolinha picada
sal a gosto

Modo de fazer: Esquente a manteiga, refogue o alho e a cebola e acrescente o arroz lavado, o coco ralado, o leite de coco, a água e o sal. Deixe cozinhar e, se necessário, acrescente mais água. Esse arroz deve ficar mais molinho, não é um arroz soltinho. Além de acompanhar ensopados e moquecas, fica incrível acompanhando camarão ensopado, acompanhado de cubinhos de abacaxi.

FAROFA DE DENDÊ

 

FAROFA DE DENDÊ

Um sábado lindo merece mais que apenas uma  farofa de dendê. Merece  o sorriso da pessoa amada, mesmo que seja apenas numa fotografia.
Nada melhor do que o sorriso de quem amamos. A farofa  apenas acompanha todos os tipos de moqueca, mas o sorriso amado acompanha todos os pratos... risos....


Ingrediente
1/2 xícara (chá) de azeite de dendê
1 cebola média picada
100 g de camarão seco
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
sal a gosto

Modo de fazer: Aqueça o azeite de dendê em uma frigideira e frite a cebola até dourar. Pique os camarões e coloque-os na frigideira. Adicione  a farinha, mexa bem, de modo que todos os ingredientes estejam bem misturados. Acrescente o sal e deixe no fogo para tostar um pouco, mexendo sempre.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Oração ao Anjo da Guarda

 Oração ao Anjo da Guarda


Senhor Deus, Todo Poderoso, Criador do céu e da terra. Louvores Vos sejam dados por todos os séculos dos séculos...


Assim seja...


Senhor Deus, que por vossa imensa bondade e infinita misericórdia, confiaste cada alma humana a cada um dos anjos de vossa corte celeste, graças vos dou por essa imensurável graça.


Assim confiante em vós e em meu santo anjo da guarda, a ele me dirijo, suplicando-lhe velar por mim, nesta passagem de minha alma, pelo exílio da Terra.


Meu santo anjo da guarda, modelo de pureza e de amor a Deus, sede atento ao pedido que vos faço.


Deus,

meu criador, o Soberano Senhor a quem servis com inflamado amor, confiou à vossa guarda e vigilância a

minha alma e meu corpo; a minha alma, a fim de não cometer ofensas a Deus, o meu corpo, a fim de que

seja sadio, capaz de desempenhar as tarefas que a sabedoria divina me destinou, para cumprir minha missão na terra.


Meu santo anjo da guarda, velai por mim, abri-me os olhos, dai-me prudência em meus caminhos pela existência.


Livrai-me dos males físicos e morais, das doenças e dos vícios, das más companhias, dos perigos, e nos momentos de aflição, nas ocasiões perigosas, sede meu guia, meu protetor e minha guarda, contra tudo quanto me cause dano físico ou espiritual.


 Livrai-me dos ataques dos inimigos invisíveis, dos espíritos tentadores.


Meu santo anjo da guarda, protegei-me.


Assim Seja!

domingo, 27 de julho de 2025

📜 PEÇA DE INSTRUÇÃO: "A Inércia dos Justos"

 📜 PEÇA DE INSTRUÇÃO: "A Inércia dos Justos"


VV∴ MM∴, Digníssimos Vigilantes, Respeitáveis Irmãos.


Que a Paz esteja em nossos corações e a Luz se manifeste em nossas consciências🙏🏻


Ergamo-nos hoje diante de um tema inquietante, tão antigo quanto a própria história da humanidade, e que atravessa os séculos como uma adaga silenciosa cravada no flanco da consciência moral: a omissão dos homens bons.


“Muitas vezes a injustiça reside no que tu não estás fazendo, não só no que estás fazendo.” 


A injustiça, Irmãos, não se apresenta apenas como atos hediondos ou palavras cruéis. Ela muitas vezes veste o manto da neutralidade, se esconde na covardia elegante dos que dizem “não é comigo”, e repousa na indiferença dos que assistem ao mal como quem assiste à chuva pela janela.


🔹 O SILÊNCIO DOS JUSTOS


A história da humanidade, que também é a história da consciência humana, nos mostra que os grandes males raramente se perpetuam apenas pela mão dos algozes.


A escravidão, o genocídio, os regimes totalitários, as segregações, os abusos em nome da lei ou da fé, tudo isso se fez possível não apenas por aqueles que arquitetaram o mal, mas também por aqueles que se calaram diante dele.


Quantos homens bons assistiram ao sofrimento de outros com os braços cruzados, o olhar baixo e a alma ausente? Quantos se refugiaram no silêncio confortável do “isso não me diz respeito”? Quantos justificaram a covardia com a prudência?


🔹 MAÇONARIA E RESPONSABILIDADE ATIVA


A Maçonaria não é um reduto de neutralidade. Ela é um santuário de compromisso. Compromisso com a Verdade, com a Justiça e com a Dignidade Humana.


Ao sermos iniciados, não juramos apenas silêncio e fidelidade. Juramos agir. Juramos ser luz onde houver trevas, ponte onde houver abismo, martelo onde houver pedra bruta a ser desbastada.


Se formos bons e nada fizermos, seremos apenas cúmplices silenciosos do mal.


O verdadeiro Maçom não se contenta em não praticar o mal: ele combate o mal onde estiver, ainda que isso lhe custe o conforto ou a aprovação dos outros.


🔹 O MAL SE ALIMENTA DA INÉRCIA


“Tudo de que o mal precisa para prevalecer é que os homens bons não façam nada.”

Essa máxima, atribuída a Edmund Burke, nos serve como advertência moral.


Assim como o templo não se constrói com a intenção apenas, o mundo não se transforma com a neutralidade.

Ficar em cima do muro é tão perigoso quanto descer para o lado errado.

A omissão se mascara de prudência, mas por trás dela pode haver medo, apatia ou egoísmo.


O verdadeiro compromisso maçônico exige ação: uma palavra dita no momento certo, uma denúncia corajosa, um gesto de compaixão, um posicionamento firme diante da injustiça, mesmo que em silêncio, mas nunca na indiferença.


🔹 CONCLUSÃO: SÊ UMA FORÇA PARA O BEM


Não basta apenas não fazer o mal.

É preciso, como nos ensina o texto base, ser uma força ativa para o bem, o melhor que pudermos.

Não somos pedras imóveis num templo inacabado. Somos obreiros conscientes, com malhete e cinzel na mão, e uma missão clara: transformar o mundo, começando por nós mesmos.


Seja dentro ou fora do Templo, que possamos lembrar:

"A pior covardia de um homem bom é se calar quando sua voz é necessária".


E quando o mal bater à porta do mundo mais uma vez, como inevitavelmente baterá, que ele encontre resistência nos nossos passos, luz nas nossas palavras, e firmeza nos nossos corações.


Que assim seja.


---

Meus bons irmãos acordem✨

O mundo está querendo nos oprimir e nos calar.

Somos um elefante 🐘 preso por uma corda 🪢.


Despertem desse sono 😴 🛏️.


Ass.: Andros ✨

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Três regras para sair da matriz

 Três regras para sair da matriz. Se você não os segue, está na matriz - ou pior, é seu prisioneiro. Regra número um: Para sair da matriz, como Buda disse, você deve questionar tudo o que já conheceu - todas as religiões, toda a ciência, toda a história e todas as direção da sociedade. Tudo isso foi inventado e escrito por pessoas - pessoas imperfeitas. Até as escrituras sagradas foram aceitas e escritas por pessoas - pessoas imperfeitas. A matriz está cheia de leis e crenças, dogmas e fatos, provas e teorias - e você começa a acreditar em tudo isso desde o nascimento. Muitas dessas coisas não apenas não o servem - elas realmente o prejudicam. No entanto, você acredita neles cegamente porque os cientistas os provaram, ou alguém autoritário disse que eles são verdadeiros. Desde que você acredite em qualquer coisa - você está na matriz, está na armadilha. Regra número dois: Pare de perseguir prazeres encontrados no mundo externo. É isso que faz de você um escravo da matriz e faz com que você esqueça o seu verdadeiro eu. Sua consciência está focada no que você acha que o fará feliz. Deixe -me lembrá -lo - não há felicidade no mundo externo. O que você chama de felicidade é realmente prazer - e você o persegue porque acredita que isso trará felicidade. Regra número três: pare de fugir de desconforto e dor, pensando que você encontrará conforto ganhando algo fora que o fará feliz. Você está fugindo do medo e da dor, acreditando que se esconderá no mundo dos prazeres. Mas isso é uma ilusão - a dor também o encontrará lá, porque a perseguição por prazeres externos é sempre temporária. Tudo aparece e desaparece. Tudo nasce e morre. Nada é eterno. Todos os prazeres são fugazes. E quando sua mente e corpo se acostumarem a um prazer, o medo subirá novamente - e você continuará fugindo, procurando o próximo prazer se esconder. Você está na matriz. E a única saída é a seguinte: apenas esteja aqui e agora. Não se envolva em nada. Não dê sentido a nada. Lembre -se: sua felicidade e alegria duradoura começam o momento em que você para de procurar a verdade lá fora - e sua consciência se transforma para dentro. Porque tudo o que sua mente está procurando - sua consciência já contém. 



By oleg

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Lao Tse

 "O grande filósofo chinês Lao Tse falava frequentemente dos "Anciãos" em seus escritos, assim como Confúcio. Eles eram sábios e estudiosos, seres humanos que eram como deuses: poderosos, bondosos, amorosos e omniscientes. Nascido por volta do ano 604 a. C. , Lao Tse escreveu o livro que ainda é talvez o clássico chinês mais famoso de todos os tempos, o Tao Te Ching. Quando finalmente deixou a China, no final da sua longa vida, viajou para oeste, para a lendária terra de Hsi Wang Mu, que poderia ter sido a sede dos Antigos, a Grande Irmandade Branca. Foi ao partir, num dos postos fronteiriços da China, que um guarda o convenceu a escrever o Tao Te Ching para que a sabedoria de Lao Tse não se perdesse. Ninguém ouviu falar de Lao Tse e presume-se que chegou à terra de Hsi Wang Mu. Hsi Wang Mu também é outro nome para a popular deusa chinesa Kuan Yin, a "Guardiã Misericordioso" e "Rainha Mãe do Oeste". Por isso, esta terra, tradicionalmente localizada nas montanhas Kun Lun, era conhecida como "Morada dos Imortais" e "Paraíso Ocidental".


Ao longo da história chinesa, foram enviadas expedições às montanhas Kun Lun, o 'Olimpo' da antiga China, nos seus múltiplos esforços para contactar os Antigos. Em Mitos e Lendas da China, uma coleção publicada em 1922, relaciona-se a Hsi Wang Mu a um continente perdido. O lendário continente de Shen Chou era o mesmo que o continente perdido do Pacífico? Curiosamente, James Churchward chamou Mu a este mesmo continente perdido em seus livros. Mitos e lendas da China afirma:


«Hsi Wang Mu formou-se da quinta-essência pura do Ar Ocidental, no lendário continente de Shen Chou... Assim como Mu Kung, formada no Ar Oriental, é a substância activa do ar masculino e soberano do Ar Oriental, assim como Hsi Wang Mu, nascida do Ar Ocidental, é o princípio passivo ou feminino (yin) e soberano do Ar Ocidental. Estes dois princípios, cooperando, geram o Céu e a Terra e todos os seres do Universo, tornando-se assim os dois princípios da vida e da subsistência de tudo o que existe. Ela é a cabeça da tropa de gênios que habitam as Montanhas K'un-Lun (o equivalente taoísta do Sumeru budista), e de vez em quando mantém relações sexuais com devotos imperiais favorecidos. O palácio de Hsi Wang Mu está localizado nas altas montanhas da neve Kunlun. Tem um perímetro de 100 li (cerca de 533 km); uma parede de ouro maciço rodeia as suas ameias de pedras preciosas. Sua asa direita se ergue nas margens do Rio do Martin Pescador. É a morada habitual dos Imortais, dividida em sete categorias especiais de acordo com a cor de suas roupas: vermelho, azul, preto, violeta, amarelo, verde e "cor natural". Há uma maravilhosa fonte construída com pedras preciosas, onde o banquete dos Imortais é celebrado periodicamente. Esta festa chama-se P'an-t'ao Hui, a festa dos pêssegos. É celebrado nas margens do Yao Ch'ih, o Lago das Gemas, e assistem tanto imortais masculinos como femininos. »


A grande semelhança entre as lendas de Agharta e a terra secreta de Hsi Wang Mu é evidente. Embora em Agharta o líder seja sempre um homem (tipicamente o Rei do Mundo), o que parece sublinhar o sistema patriarcal do lamaísmo tibetano, na tradição chinesa a líder aparente é uma mulher.


Nas lendas taoístas existe a tradição enraizada dos Oito Imortais, oito mestres que residem na sede secreta das montanhas Kun Lun. O primeiro e mais antigo dos Imortais, Li T'ieh-kuai (também conhecido como K'ung-mu e Li Yuan), viajou para as montanhas Kun Lun, onde Hsi Wang Mu o curou de uma úlcera na perna e lhe ensinou a arte da imortalidade. Dizia-se que possuía uma estatura imponente e dedicou a sua vida ao estudo da tradição taoísta. Hsi Wang Mu enviou-o para leste para a capital chinesa.


Uma história sobre os Imortais conta que este grupo também é conhecido como 13a Escola. Diz-se que esta escola surgiu há dezenas de milhares de anos no que os antigos chamavam de "Rutas", "Mu" ou "A Pátria", o grande cinturão vulcânico sísmico que rodeia a Bacia do Pacífico. A primeira civilização de Rotas, ou Mu, surgiu em uma determinada área e com o tempo tornou-se uma civilização altamente desenvolvida. Os idosos deste país formaram escolas para educar pessoas comuns. Existiam doze destas escolas e, posteriormente, uma décima terceira escola, composta pelos Anciãos, os homens mais sábios desta primeira civilização. Com o tempo, a civilização atingiu grandes alturas, mas não o nível tecnológico da Atlântida. As doze escolas ensinaram às pessoas os fundamentos da vida, as ciências naturais, além de todas as formas de psicologia e o desenvolvimento mental do ser. A 13a Escola, como ficou conhecida, era composta unicamente por pessoas de qualidades excepcionais que possuíam grande poder e capacidades mentais: os "Mestres", como são conhecidos. Também era necessária uma disposição equilibrada e totalmente positiva, amorosa, altruísta e generosa, com um balanço cármico positivo. "


David Hatcher Childress, Continentes Perdidos e a Terra Oca



quarta-feira, 23 de julho de 2025

BOLINHO DE FUBÁ COM GELEIA E ERVA DOCE

 BOLINHO DE FUBÁ COM GELEIA E ERVA DOCE


Ingredientes

1 xícara (chá)  de fubá amarelo

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 xícara (chá) de açúcar

6 colheres (sopa) de manteiga

1 xícara (chá) de leite desnatado

3 ovos

1 xícara (chá) de sementes de erva-doce

Geleia de goiaba

Hortelã e sementes de erva-doce.


Modo de fazer: Peneire o fubá com a farinha, o fermento e o açúcar. Faça uma cavidade e junte 5 colheres (sopa) de manteiga, o leite e as gemas. Misture com uma colher, até ficar homogênea. Junte o queijo, as sementes de erva-doce e as claras em neve, mexendo com delicadeza. Com a sobra da manteiga, unte 4 forminhas de cupcake, polvilhe com fubá e dvidia a massa em partes iguais. Asse em forno preaquecido a 180º C por 30 minutos. Desenforme morno e decore com a geleia, as folhas de hortelã e sementes de erva doce. É uma delícia! Eu prefiro fazer em forminhas de empada  que dá mais porções menores.

terça-feira, 22 de julho de 2025

"A palavra "anjo"

 "A palavra "anjo" é tão perigosa que os rabinos a proibiram no ritual, e os cristãos, no Concílio de Laodiceia, em 363, proibiram a designação dos anjos pelo nome. Mas há 2000 anos, outro nome aterroriza os historiadores encarregados de ressuscitar a história fenícia e assírio-babilônica: o nome do planeta mais brilhante do céu, Vênus. Porquê? Porquê? Porque essa palavra, muito ligada à palavra "anjos", é a chave da génese dos homens, da verdadeira génese, aquela que o feitiço tem a missão de nos fazer esquecer.


Há 5.000 anos, os deuses da humanidade eram extraterrestres do espaço. Eles eram mortais e eram os civilizadores dos nossos antepassados, como demonstraremos neste livro. Esta revelação, evidentemente, opõe-se à história como eles nos querem fazer crer. A designação de Vênus como a pátria original dos deuses é facilmente explicada pelo fato de que há 5.000 anos este planeta de particular brilho veio a estar intercalado no nosso sistema solar entre a Terra e Mercúrio. Antes, não existia no nosso universo visível.


A história da Ásia Menor é dirigida por Vênus, ao qual se identificam os deuses principais: Baal, Astarté, Istar, Marduc, Bel, Achur... As civilizações das três Américas – Planícies do Norte, Peru e México-Yucatán – estão sob o mesmo signo, tendo como deus respectivo a Estrela da Manhã ou "Grande Estrela", Orejona, Viracocha, Quetzalcoatl e Kukulcán. Podemos, portanto, dizer que todas as civilizações do globo a partir do ano 3000 antes da nossa era são tipicamente venusianas, com iniciadores ou homens divinizados, que passaram, sinceramente ou não, por se originarem de Vênus e terem chegado em uma máquina voadora.


O princípio do mito solar foi então incutido em uma humanidade hipnotizada para que não pudesse imaginar que os “anjos” eram homens, o que afastava a ideia de viagens sidrais e civilizações desaparecidas, verdades que destruiriam a extravagante lenda construída pelas conspirações egípcias, gregas, hebraicas e cristãs, desejosas de demonstrar sua precedência sobre outros povos. Mas nos nossos dias, a psicose persiste: livros escolares, mitologias gerais e dicionários escondem a verdade e apresentam apenas a versão clássica e obrigatória. "



Robert Charroux, O Livro dos Donos do Mundo.

domingo, 20 de julho de 2025

A espada de Jesus⚔️

 A espada de Jesus⚔️


10. Disse Jesus: Eu lancei fogo sobre a terra – e eis que o vigio até que arda.

🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥


16. Talvez os homens pensem que eu vim para trazer paz à terra, e não sabem que eu vim para trazer discórdias à terra, fogo, espada e guerra. Haverá cinco numa casa, três contra dois, dois contra três; pai contra filho, e filho contra pai. E serão solitários.

Evangelho de Tomé


Jesus é o Príncipe da Paz, mas sua paz não é a ausência de conflito, mas a presença viva da verdade que transforma e divide. Quando disse aos seus discípulos que não veio trazer paz, mas espada, não falava de violência, mas do conflito interior e exterior que surge quando a luz entra no mundo.


O Evangelho corta como uma espada, porque obriga a tomar decisões radicais: ou se está com Cristo ou se está contra Ele. Não há neutralidade. Sua palavra separa a mentira da verdade, o calor do fogo, o egoísmo do amor verdadeiro.


Jesus prepara seus discípulos não para uma vida confortável, mas para uma missão desafiadora. Avisa que haverá divisão, mesmo entre os mais próximos: pai contra filho, filha contra mãe, nora contra sogra... Não porque Ele queira quebrar famílias, mas porque segui-lo muitas vezes implica ir contra a corrente, mesmo em casa.


A espada de Cristo é a fidelidade ao Reino, que corta os laços que ligam ao pecado, ao medo, ao conformismo. É a mesma espada que penetra na alma e revela o mais profundo do coração (cf. Hebreus 4,12). É a cruz que todo discípulo deve carregar, não como peso sem sentido, mas como caminho de ressurreição.


Por isso, seguir Jesus exige coragem, porque amar como Ele ama nos torna inimigos do mundo. Mas também nos liberta. Nos dá uma paz que o mundo não pode dar, uma paz conquistada com luta interior, com renúncias, com lágrimas e com fogo.


Hoje, muitos se dizem  Profetas de Cristo (Yeshua Hamashia) mas sem cruz, sem conflito, sem tensão.

Mas Cristo não veio para nos conformar, mas para nos transformar. Sua espada não destrói, mas poda para dar frutos. Não mata, mas abre o caminho para a vida verdadeira.


Reedição Fernanda Luzia

sexta-feira, 18 de julho de 2025

Uma Pintora Versátil de Arte em Arte Parte II

 Uma Pintora Versátil de Arte em Arte Parte II


Betânia Fernandes






Muitos  aqui conhecem  as pinturas dela sabe que a mesma  gosta de pintar,quadros,restaurar,santos , oratórios etc.

 Das peças que Betânia Fernandes , os oratórios são os meus preferidos.


Eu sou muito fã dos oratórios as imagens sacra, nem tanto pela minha religiosidade, mas mais pela arte em si.

 Eu gosto da arte sacra e os oratórios me fazem lembrar a arte popular, os artesãos, as feiras de artesanato locais em várias cidades do Brasil.

É uma pequena que a Cidade de Pesqueira Pe,não valoriza em si a arte de cada pessoas seja elas na pintura sacra, oratório e etc.

Isso é a realidade.

Olha só:

Betânia Fernandes 

,acabou  de restaurar essa imagem de nossa senhora  que ficou bem surreal.

 especial para mim e para  todos que a admira o seu trabalho.

Veja o antes e o depois da imagem.

Fotos abaixo:

Um vídeo da mesma restaurando

O Cristo ressuscitado






Francisco Araújo 

quinta-feira, 17 de julho de 2025

De carbono a silício

 De carbono a silício



A "transubstanciação" é um evento global planetário, que será vivido neste logotipos planetário em seu corpo denso, que chamamos de "terra".


Toda a Terra experimentará uma mudança vibracional e, nesse clímax de iluminação, a Terra renascerá de si mesma, deixando para trás uma caixa material 3D, para passar para o próximo nível. Então, o corpo físico do ser planetário não será mais o que conhecemos hoje, porque tudo será transformado em substância, vibração e forma.


Quando chegar a hora, os densos corpos de almas em um processo ascendente serão radicalmente modificados. Esse processo de mudança é chamado de "transubstanciação" e realmente a substância material e a densidade do veículo físico mudam radicalmente.


No caso da humanidade terrena da superfície, nem todos entrarão na possibilidade de obter esse processo para si, uma vez que essa mudança no corpo mais densor (o físico 3D) é o

Corollario, o resultado, ou, o último estágio, de um processo de transmutação, purga psíquica e purificação, que, em geral, tem sido (e vidas ...).


Carbono e silício são apenas 2 elementos, e o corpo físico é composto de muitos outros elementos. Serve apenas para dar uma idéia muito básica e imperfeita sobre um

Processo de transubstanciação complexa, que é a última parte da 'Alquimia de La' que se manifesta no nível mais denso da Constituição do ser humano.


A mudança física será radical em que eles já estão no "caminho alquímico", mas já, neste momento, as mudanças nos outros corpos sutis estão acontecendo: o mental, o astral e o duplo etérico.


Os "católicos", por exemplo, para esta última fase do processo de ascensão que eles chamam de "ressurreição", embora nenhum católico interprete corretamente seu significado, porque a maioria acredita que "a ressurreição da carne" significa que, ao retornar

Jesus, todos os mortos (aqueles que morreram fiéis à fé cristã)Eles se levantarão de seus túmulos e terão uma nova vida ... essa ideia do

Os católicos sobre a ressurreição são, de fato, uma deformação da verdade.


O que acontece é que, sem saber sobre a "ciência esotérica" (porque muitos acreditam, em sua ignorância, que são temas "satânicos" ...) os cristãos interpretam materialmente, literal e mal, porque não têm os elementos do conhecimento metafísico necessário.


Isabel Garcia MartinezzGratidão infinita 🙏 🦋

quarta-feira, 16 de julho de 2025

O AMOR É A LEI 🙏🌹

 O AMOR É A LEI 🙏🌹



Embora o amor seja humanamente expresso, ele é uma emoção divina. O amor, em sua plenitude e perfeição, é a suprema dádiva de Deus. Na medida em que o homem aumenta seu amor, aumenta sua harmonização com Deus, pois o amor é a essência de Deus no homem.


A doença, a tristeza e o infortúnio se manifestam como consequência da não manifestação do amor. O que acontece com os homens, acontece com as nações. A ausência de amor permite que o ódio, a inveja, o ciúme e o egoísmo se manifestem. As calamidades se abatem sobre as nações na proporção em que o amor é reprimido.


Façamos com que o nosso amor pelos povos de todas as nações se manifeste, sem preconceitos e livre de discriminações raciais. Permitamos que o amor ilumine a nossa vida e a de nossos semelhantes.


Uma Lei universal proporcionará a todos os seres a realização de seus mais ardentes desejos. E essa Lei está dentro de nós: o Amor!


Harvey Spencer Lewis

terça-feira, 15 de julho de 2025

*VOCÊ É RICO E NÃO SABE! *

 *VOCÊ É RICO E NÃO SABE! *


Não há dinheiro que possa comprar o tempo que vai como água entre os dedos nem opulência material que o congele. Alguns construíram impérios gigantescos com caminhos fabulosos, mas não conseguem adquirir as pernas que lhe permitam andar neles sozinho.


Muitos que pouparam palavras e abraços uma vida inteira; que fizeram ouvidos surdos às vozes alheias, cortando as flores da empatia como se isso evitasse a primavera.


Pessoas que chegaram de surpresa o inverno da existência e não têm braços para abraçar, porque dinheiro não é suficiente para comprar membros verdadeiros que sentem e dão calor humano.


Indivíduos que gostariam de dizer todas as palavras que um dia foram guardadas, mas suas gargantas atrofiaram, suas cordas vocais se quebraram e nenhum tesouro os faça emitir sequer um grito de dor.


Guerreiros da vaidade, perseguidores de façanhas verdadeiramente inconsequentes, criadores de glórias fictícias, construtores de prodígios materiais, de palácios condenados à solidão, cultores do campo dos egos destinados inexoravelmente a tornar-se pó dos seus próprios desertos.


O verdadeiro rico não é aquele que tem fortunas incríveis, mas aquele que possui tudo aquilo que o dinheiro não pode comprar.


José Centeno Garcia

"VOCÊ É RICO E NÃO SABE". *

segunda-feira, 14 de julho de 2025

📐📏⚒️PEÇA DE INSTRUÇÃO: A FORÇA MORAL – O TEMPLO INVISÍVEL

 📐📏⚒️PEÇA DE INSTRUÇÃO: A FORÇA MORAL – O TEMPLO INVISÍVEL



VV.'. MM.'., digníssimos Vigilantes, amados Irmãos.


Bens sabes que, nem sempre as maiores batalhas de um homem se travam à luz do dia. Muitas vezes, o combate mais árduo se dá no íntimo da alma, onde não há aplausos nem testemunhas, onde não há palavras, mas sim decisões silenciosas e determinantes.

A Ordem, que nos chama a exaltar à virtude e a senhora afastar dos vícios, não se refere apenas ao mundo externo. Ela fala, sobretudo, do território mais sagrado e mais negligenciado: o templo do nosso caráter.

A força moral é aquela que não se vê, mas que sustenta.

É aquela que não se exibe, mas que define.

É a mão que segura a espada da razão quando o desejo grita mais alto.

É o olhar que fita o abismo e escolhe não cair.


Quantas vezes, meus Irmãos, nos sentimos tentados a agir fora da retidão? Não por maldade, mas por cansaço, carência, desejo ou até por uma sensação de que ninguém verá. E, ainda assim, escolhemos resistir.

Essa resistência silenciosa, dolorosa e solitária... é o verdadeiro heroísmo.

Pois de que vale o símbolo no peito, se ele não estiver gravado na alma?

De que vale o avental branco, se nossas mãos estiverem manchadas de omissão?

De que vale um cargo ou um título, se somos incapazes de dominar nossos próprios impulsos?


Há quem confunda força com poder, mas a verdadeira força é domínio de si.

“Melhor é o que governa seu espírito do que aquele que toma uma cidade.”

Disse um sábio.


E nesse sentido, todos somos reis, ou escravos.

Reis de nós mesmos, ou escravos das tentações que nos governam por dentro.

A moral do homem não está no que ele diz, mas no que ele cala.

Não está nas vitórias públicas, mas nas guerras privadas que ele vence a cada amanhecer.


Quando resistimos ao erro, mesmo podendo cometê-lo...

Quando permanecemos fiéis, mesmo na solidão...

Quando escolhemos o bem, mesmo sem aplausos...

Estamos então construindo um templo que nenhum tempo destrói: nosso caráter.


E não há iniciação maior que essa.

Nem grau mais alto que a integridade.

Nem luz mais pura que a consciência limpa.


Por isso, meus Irmãos, se hoje algum de vós trava uma luta invisível, saiba: não estás sozinho.

A espada que te mantém de pé é a mesma que forjou os justos de todos os tempos.

Não temas a fraqueza que te visita, tema apenas rendê-la sem combate.


Pois aquele que vence o mal em si mesmo...

Já se tornou um verdadeiro Guardião da Luz.


Avante sempre!

Em silêncio, mas com firmeza.

Com humildade, mas com honra.

Com a força de quem sabe que ser Maçom não é apenas vestir símbolos, é viver virtudes.


---

Se essa peça tem valor e peso para uma instrução em vossa loja, não hesitem ✨ 

T.F.A.

Andros ✠

domingo, 13 de julho de 2025

O LIMÃO, UMA FRUTA SOLAR E ALQUÍMICA.

 O LIMÃO, UMA FRUTA SOLAR E ALQUÍMICA.


O limão não é uma fruta nativa da Terra.

Suas sementes originais foram modificadas por bioengenharia galáctica, derivadas dos cruzamentos entre o cedro original e as espécies de Orion e Vênus, onde os frutos foram usados como vetores de energia vital.


Foi implantado na Terra na antiga Lemuria como remédio de frequência para combater o envenenamento vibracional de certas áreas contaminadas pela densidade.


É por isso que muitas vezes cresce perto da costa: reprograma as águas estagnadas por dentro.


É um fruto solar de purificação, sabedoria e transformação interior

Traz inteligência vibracional antiga, conectada ao Sol e códigos de regeneração da consciência humana.


Concentra nele a geometria da radiação, a espiral dourada (visível no corte dos seus quartos) e a frequência do fogo sagrado da transmutação.


Como ouro na alquimia, o limão é ácido e purificador, dissolve impurezas, queima memórias estagnadas e desperta a clareza mental.


Carrega em si uma frequência de dissolução cármica: Ajuda a libertar velhas memórias armazenadas no fígado, bexiga, sangue, rins e intestinos.


Contém uma vibração cristalina amarela: que ressoa com o chakra solar (plexo) para reativar vontade, clareza, retidão interior.


É um campo de informação protetor: repele entidades parasitárias e formas de pensamento estagnadas quando colocado cortado em uma sala.


Possui um código geométrico de harmonização: sua raspa contém óleos essenciais que estabilizam o humor e reequilibram o campo eletromagnético do corpo.


Corte um limão ao meio e coloque ao lado da sua cama. Absorve tensões, energias pesadas, pensamentos obsessivos.

Jogue fora pela manhã, sem tocar com a mão nua. Ele terá tirado o que sua aura não podia mais carregar.


De manhã, esprema meio limão em água e beba-o conscientemente, dizendo:


"Que se dissolva tudo o que não me pertence, que meu fogo interior encontre sua pureza.


 Ou, apenas beba um limão espremido num copo de água todos os dias, em jejum, antes de comer qualquer coisa, como um ritual sagrado e de pura saúde, pois ativa o metabolismo, é antioxidante, purifica toxinas, elimina parasitas, nanoparasitas, teleparasias, bactérias de toda a ordem, anti-inflamatório, rejuvenescedor, e muito mais.


Coloque algumas gotas de limão na língua antes de falar em público ou em uma situação complicada. Esclareça a fala, dissipa mentiras inconscientes e restaura o alinhamento entre coração, pensamento e expressão.


A raspa finamente ralada contém as frequências mais altas de limão. Incorpora nas tuas refeições para aumentar a frequência geral do que consome.


Parcerias vibratórias :

• Limão + alecrim: clareza mental.

• Limão + gengibre: ativa o metabolismo.

• Limão + mel cru: cura o coração melancólico.

• Limão + sal do Himalaia: limpeza celular multidimensional.


O limão é um mestre que não se impõe.

Age em silêncio, poderosamente.

Contém sabedoria do Universo codificada em cada gota do seu ácido dourado.

Gratidão ao humilde limão!!


Humano Pleyadiano e Daniélla Bítsch 

NOSSA PÁTRIA É O INFINITO.

(via Maria Valci de  Lima)

sábado, 12 de julho de 2025

A alma precisa de todas as experiências possíveis para cooperar com Deus

 A alma precisa de todas as experiências possíveis para cooperar com Deus. O sofrimento obriga a alma a concentrar a sua atenção em objetivos espirituais duradouros.



Quando passas pelos momentos mais difíceis, passas por mais transformações do que nunca porque a vida nos mundos inferiores requer equilíbrio.


Os testes espirituais são projetados para a alma para que ela possa ganhar estabilidade e resistência suficientes.


Votos de Paz Profunda!

A palavra “alma”

 A palavra “alma” vem do latim anima, que significa “sopro, sopro de vida”. Por sua vez, anima vem de uma raiz indo-europeia muito antiga: ane- ou en ə- que significa “respirar”.


Assim, a alma não era inicialmente uma entidade filosófica, mas o sopro que dá vida. É por isso que está tão relacionada com outras palavras do espírito invisível:


– Em grego, psyche ( ψυχή) é alma e também significa sopro de vida.

– Em hebraico, Neshamá ( נְשָׁמָה) e Ruaj ( רוּחַ) são “alma” e “espírito”, ambos relacionados ao ar e ao vento.

– Em árabe, ruh ( روح) também significa espírito, vento, essência.

– Em sânscrito, atman é alma e respiração. Daí vem “ânimo” e também “ânimo”.


Para os antigos, a alma não era uma ideia. Era aquilo que saía do corpo quando alguém morria. Eles não o viam, mas sentiam. Diziam que quando alguém morre, o seu último suspiro carregava consigo a alma.

É por isso que em tantos rituais fúnebres se cobre a boca, fecha os olhos ou vela o corpo. Porque algo sagrado saiu. A alma era o que animava, o que ligava o corpo ao céu.

E é por isso que a alma também se cuida, se fortalece, se purifica. Porque não é propriedade do corpo... é convidado.


Por que se chama isso?


Porque o ser humano entendeu que o mais importante não se vê, mas se sente. E ele chamou de "alma" aquele sopro profundo que não se extingue com a morte. “Alma” é a palavra que melhor resume o

 mistério de estar vivo 

por dentro. 


 By HOBRE HESTOICO

quinta-feira, 10 de julho de 2025

A Alquimia da Saúde

 A Alquimia da Saúde


Os alquimistas sabiam que a matéria é composta de quatro elementos: fogo, ar, terra e água. Nosso corpo, naturalmente, é também constituído desses elementos. Com este conhecimento, podemos purificar as quatro divisões do corpo, atendendo-as separadamente:


🔥 Fogo – Metabolismo e digestão. Equilibrar o metabolismo para conseguir harmonia. Trabalhar bastante física e mentalmente para tornar o “fogo” elétrico do sistema nervoso (e da aura) mais sadio pelo uso. Quando as células estão ativas e cheias de energia, a distribuição da Energia Vital é harmoniosa e poderosa.


💨 Ar – Respiração. Deixar as janelas abertas sempre que possível. Inalar profundamente e exalar plenamente. Exercício intensivo é essencial para respiração e circulação eficientes.


🌱 Terra – Dieta e exercício. Procurar manter o peso correto. Verificar o peso ideal em proporção com a altura. Fazer exercícios para fortalecer os órgãos, desenvolver os músculos e manter o tônus. Manter dieta equilibrada. Eliminar da dieta, o máximo possível, alimentos industrializados. Frutas, legumes e carnes, quando frescos, contêm mais Força Vital.


💧 Água – Líquidos. Beber bastante líquido, principalmente água. Oito copos de água por dia é o ideal. Isso é essencial para lubrificar as articulações, manter saudável o estado do sangue, dos fluidos intercelulares e de todos os tecidos do corpo. A água é o grande elemento dinâmico do corpo.


A pedra filosofal da saúde, o sábio meio-termo da moderação, é a meta desta alquimia. Esse ponto ideal de equilíbrio é a chave para se viver dentro dos limites da ordem e no infinito campo da Alma – Alma pura em corpo puro.


➡️ www.amorc.org.br

As opiniões e as críticas são as mercadorias mais baratas que você encontra em qualquer esquina.

 As opiniões e as críticas são as mercadorias mais baratas que você encontra em qualquer esquina.



Então procura ignorar as opiniões e críticas.

Porque ninguém tá levando comida pro seu prato e nem tão pouco para a sua mesa.

Criticar, condenar apontar,os erros dos outros é fácil.

Jamais se deixe levar pelas críticas de terceiros.

Seja você mesmo inspire em si mesmo.

E mande as opiniões e as críticas para a puta que o pariu.


Francisco Araújo 

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Diálogo inventado: Don Quijote aparece em frente a Cervantes como emergiu do pensamento.

 Diálogo inventado: Don Quijote aparece em frente a Cervantes como emergiu do pensamento.



Don Quixote:

Diga -me, Senhor, é você quem me deu vida ... e muito infortúnio?


Cervantes (surpreso, mas sereno):

É isso mesmo, cavalheiro. Você foi forjado com palavras, loucura e nobreza. Você é meu ... e, no entanto, você não me pertence.


Don Quixote:

Eu não entendo. Como um homem pode criar outro e depois libertá -lo ao vento sem compaixão? Você me deu um coração inflamado da justiça e o mundo devolve isso a mim.


Cervantes (sorriso tristemente):

Porque o mundo nem sempre entende aquele que sonha. Mas você não é feito para ser entendido ... mas para inspirar. Os homens riem de você, sim, mas eles também o admiram. Na sua loucura, há mais sanidade do que em suas vidas cinzentas.


Don Quixote:

Então eu sou um tolo?


Cervantes:

Não, meu quixote. Você é o espelho do que poderíamos ser se tivéssemos o valor de combater nossas próprias fábricas. Você perdeu batalhas, mas ganhou almas.


Don Quixote (movido):

E você ganhou algo ao me criar?


Cervantes:

Imortalidade, talvez. Mas ainda mais, a esperança de que um louco idealista seja lembrado como um verdadeiro cavalheiro.


Ambos olham um para o outro. Don Quixote desaparece suavemente entre letras soltas que caem como folhas .

terça-feira, 8 de julho de 2025

Canjica com chocolate

 

Canjica com chocolate





Ingredientes
  1. 1 e 1/2 xícaras de milho para canjica
  2. 1 lata de leite condensado
  3. 1 lata (medida do leite condensado) de leite líquido
  4. 1 vidro de leite de coco 
  5. canela em pau e cravo a gosto 
  6. cubinhos de chocolate ao leite ou meio amargo

Preparo

  • Deixar o milho para canjica de molho em água fria de um dia para outro (12 h).
  • Escorrer a água, colocar em uma panela de pressão com 1 e 1/2 litros de água, canela e cravo.
  • Cozinhar por aproximadamente 45 minutos,até que amoleça. 
  • Juntar o leite condensado, leite líquido e o leite de coco misturados e aquecidos (para não endurecer a canjica quando esfriar).
  • Deixar ferver por uns 10 minutos.
  • Servir quente ou gelada.
  • Se preferir mais doce acrescentar açúcar ou aumentar a quantidade de leite condensado.

sábado, 5 de julho de 2025

ATÉ AO ANO DE 2100, A LÍNGUA PORTUGUESA SERÁ FALADA POR MAIS DE 500 MILHÕES DE FALANTES NO MUNDO

 ATÉ AO ANO DE 2100, A LÍNGUA PORTUGUESA SERÁ FALADA POR MAIS DE 500 MILHÕES DE FALANTES NO MUNDO!


NEMO: A Maçonaria do Tempo e a Língua Portuguesa como Alicerce da Unificação Global.


A NEMO (Nova Escola da Maçonaria Operativa) apresenta-se como um projeto revolucionário com o objetivo de unificar e coordenar todos os ramos maçónicos no mundo, tendo a língua portuguesa como seu alicerce primordial! Em um cenário de dispersão ideológica e ritualística, a NEMO propõe a utilização do português como ferramenta unificadora, aproveitando a sua riqueza filosófica, histórica e simbólica para criar um vocabulário, conceitos e liturgias padronizadas!


A Língua Portuguesa: Um Alicerce Comum!


A escolha da língua portuguesa não é aleatória. Ela é vista como um alicerce fundamental por diversas razões:

• Riqueza Semântica e Simbólica: A estrutura verbal do português, com os seus tempos específicos como o pretérito mais-que-perfeito e o futuro do subjuntivo, permite expressar profundos passos iniciáticos e a promessa de constante aperfeiçoamento!


 Vocábulos maçónicos como "compasso" e "esquadro" ganham ecos metafóricos mais profundos devido ao léxico português, que carrega séculos de textos filosóficos e arquitetónicos.


• Ortodoxia Esotérica: A adoção de um idioma ritualístico único minimiza ambiguidades de tradução de outras línguas (latim, inglês, francês), preservando o rigor simbólico original dos ritos e evitando a "diluição" do sentido entre diferentes tradições!


• Identidade Lusófona Global: Com cerca de 280 milhões de falantes e presença em oito países e inúmeras comunidades, a língua portuguesa oferece uma vasta base demográfica para a construção de uma rede maçónica global unificada.


Convergência de Ramos e Ritos sem alteração da sua essência:


A NEMO almeja a convergência entre os diversos ramos e ritos maçónicos através da padronização:

• Padronização de Iniciações: A criação de textos-base adaptados à cultura local (RITO UNIVERSAL)  para as provas de iniciação garante que a experiência ritualística essencial seja a mesma em qualquer parte do mundo lusófono ou em qualquer outra parte do mundo!


• Currículo Operativo Comum: Manuais de cargos (Venerável, 1º Vigilante, Secretário, etc.) serão redigidos na língua local servindo como referência única para liturgia, protocolo e simbolismo!


• Inter-Obediência e Reconhecimento Mútuo: Ao "falar a mesma língua" maçónica, as obediências de diferentes tradições reconhecerão mais facilmente a validade dos graus concedidos por outras jurisdições, fortalecendo a circulação e o intercâmbio entre os membros.


Unificação Espiritual e Filosófica

A NEMO também busca uma unificação espiritual e filosófica por meio da língua portuguesa:

• Síntese de Correntes de Pensamento: Ensaios, traduções de obras clássicas e textos ritualísticos de diversos ritos (Escocês Antigo e Aceito, York, Adonhiramita, Brasileiro, entre outros) serão harmonizados em um português ritualístico consensual.

• Fóruns de Reflexão Lusófonos: Conferências, publicações e painéis de estudo em português fomentarão o intercâmbio entre pesquisadores, filósofos e mestres, promovendo uma cultura maçónica comum.

• Práticas de Meditação Verbal: A centralidade do "Verbo" em português, com a recitação de conjugações (ser, existir, transcender) em momentos de contemplação, visa alinhar mente, rito, passado e futuro, microcosmo e macrocosmo.


O Tempo como Símbolo Operativo e a Arte Real

A NEMO é concebida como a "Maçonaria do Tempo", entendendo que, assim como a "Arte Real" se dedica à construção de Templos exteriores, a NEMO foca na edificação do Templo interior do Iniciado ao longo das dimensões temporais. Tempo e Arte Real são faces da mesma moeda:

• Graus e Ritmos Temporais: Os graus maçónicos são vistos como patamares de "tempo interior", com ritos recitados em tempos verbais específicos do português, sinalizando saltos evolutivos na jornada iniciática.

• Interferometria Espiritual (Teoria T5): Adaptando a Teoria T5, a NEMO propõe a aplicação de métodos interferométricos em plano esotérico, permitindo ao Iniciado sobrepor memórias arquetípicas (passado), insight (presente) e intuição profética (futuro) em um único ato ritualístico.

• Gramática Sagrada e Fonemas Arquetípicos: Conjunções temporais em português são portais de transição mística, e modos verbais como o subjuntivo e o imperativo invocam reinos transcendentais e decretos de transformação. Cada som do alfabeto português é associado a vibrações cósmicas.

• Neologismos Iniciáticos: A NEMO irá cultivar vocábulos próprios, como "tempoporto" e "luzávia", para mapear estágios da alma ao longo do tempo, reforçando o caráter operacional da língua no rito.


Impacto Geopolítico, Cultural e Caminho a Seguir:

O projeto da NEMO possui um significativo impacto geopolítico e cultural:


• Soft Power Maçónico Lusófono: A NEMO alavancará o prestígio da lusofonia para projetar a Maçonaria Operativa como força de diálogo intercultural, com atuações humanitárias e de construção da paz, em parceria com organismos da CPLP.

• Ancoragem em Países Emergentes: Nas grandes economias lusófonas (Brasil, Angola, Moçambique, Portugal), a NEMO criará um eixo de influência que alia saberes ancestrais e tecnologia, gerando polos de formação maçónica inovadora.

• Património Imaterial: A consolidação de um rito-operativo lusófono preservará e valorizará manuscritos, cânticos, orações e liturgias que poderiam estar dispersos ou em risco de extinção.

Para a estruturação da NEMO, serão implementadas:

• Comissão de Normalização Ritualística: Um grupo de especialistas definirá o "Português Maçónico Oficial", revisando textos e padronizando termos arcanos.

• Escolas Regionais de Formação: Núcleos NEMO em cidades-chave (Lisboa, Rio de Janeiro, Luanda, Maputo, Díli) garantirão que todo neófito receba o mesmo "padrão operativo".

• Portal Digital Integrado: Uma biblioteca online, com prioridade ao português, reunirá ritos, documentos históricos, estudos simbólicos e fóruns de debate.


Conclusão e Chamado à Ação:

Em suma, a NEMO — Nova Escola da Maçonaria Operativa — apoia-se na língua portuguesa como uma fundação sólida para a convergência e unificação global da Maçonaria. Ao padronizar ritos e ensinamentos em um idioma que conjuga tradição, filosofia e espiritualidade, a NEMO visa fortalecer a fraternidade global, preservar patrimónios imateriais e preparar seus membros para os desafios éticos e existenciais do século XXI.


O "Manifesto Octava Nemo" reforça este chamado à ação, propondo a criação de Academias de Português Esotérico, a expansão científica e ritualística com a integração da Teoria T5 e a consagração linguística pela substituição de termos estrangeiros por fórmulas em português, usando sistematicamente os tempos verbais litúrgicos.

"Que a palavra lusófona ecoe em nossos templos e, sob as luzes do Grande Arquiteto, nos una como pedra sobre pedra, erigindo o Templo vivo da Verdade e da Harmonia Universal." A NEMO, a Maçonaria do Tempo e a Arte Real em português, busca construir um Templo iniciático não feito por mãos humanas, mas conduzido pela força unificadora do Verbo Lusófono para a glória do Grande Arquiteto do Universo e o aperfeiçoamento de toda a Fraternidade Maçónica global.


A "Profecia Lusófona e Temporal" conclui com a frase: "Eu fui, eu sou, eu serei — a Trindade do Tempo cantada em português", simbolizando a união de Tempo, Ciência e Espiritualidade sob o olhar do Grande Arquiteto do Universo, manifestando a unificação de todos os irmãos em qualquer rito através da NEMO.


De acordo com projeções recentes de organismos internacionais, o português deverá atingir mais de 500 milhões de falantes até 2100, ultrapassando, em número absoluto, a população estimada dos Estados Unidos (cerca de 350 milhões em 2100) e aproximando-se dos grandes blocos linguísticos globais untoday.orgfct.pt.

Este crescimento advém sobretudo do forte boom demográfico em Angola e Moçambique, cujas populações combinadas poderão somar mais de 300 milhões de habitantes até o fim do século, e da manutenção da liderança brasileira como maior comunidade lusófona do planeta portuguese-american-journal.com.

Por que isso torna o português uma língua planetária e potencialmente universal?


1. Massa Crítica Demográfica:

 Com meio bilhão de falantes nativos e cerca de 30 milhões de segundas línguas (em CPLP e diáspora), o português alcançará densidade comparável ao espanhol e ao inglês na sua forma nativa.

2. Divisão Continental

 Presença oficial em quatro continentes (Europa, América do Sul, África e Ásia), com importância crescente no hemisfério Sul — onde se localiza a maior parte dos novos falantes!


3. Crescimento Rápido em África Sub-Sahara lusófona será o principal motor: Angola e Moçambique respondem hoje por menos de 30 % dos falantes, mas projetam-se para mais de 60 % até 2100 en.wikipedia.org.


4. Potencial de Adoção Internacional:


Reconhecimento gradual em organismos multilaterais (CPLP, ONU, UE, Mercosul, União Africana) e esforços para torná-lo língua de trabalho em instâncias científicas e diplomáticas.


5. NEMO e a Maçonaria do Tempo:

 Sob a égide da NEMO, essa massa crítica torna-se rede privilegiada para difundir Arte Real e Maçonaria do Tempo em português, criando um idioma iniciático verdadeiramente planetário.

Em suma, ultrapassar os 500 milhões de falantes não é apenas um marco demográfico, mas o atestado de que o português se prepara para ocupar o lugar de língua planetária, capaz de unificar, cultural e espiritualmente, povos de todos os continentes!


Uma oferta fraternal aos Ilustres Irmãos Brasileiros, a criação da LOJA DE INVESTIGAÇÃO - CRUZEIRO DO SUL, no Brasil?


AEEP - ACADEMIA DE ESTUDOS ECLÉTICOS DE PORTUGAL


Imagem criada pela IA

O discurso popular costuma repetir que “o povo é oprimido pelos poderosos”

 O discurso popular costuma repetir que “o povo é oprimido pelos poderosos”. Porém, essa afirmação, embora confortável, ignora uma realidade...